quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dominando o pensamento...

A falta de controle dos pensamentos teoricamente lógicos, ao mesmo tempo que instiga, expõe o caos que somos. O jeito então é apelar para a superfície medial do cerébro. Essa é uma daquelas dualidades loucas da nossa existência.

O legal é canalizar isso de alguma forma e tentar manter a mente sã. Muitos fazem isso com a arte (os maiores artistas têm ao mesmo tempo mentes perturbadas e brilhantes).

Domar as ideias não tem relação direta com os famosos objetivos impostos (sempre lembrando que esses valores são construídos e não fazem parte de nossa real natureza).

Muitas pessoas conseguem transformar suas ideias em coisas úteis sem estar em serviços tops, serem casadas com brad pits e angelinas jolis, ou andar de Mercedes e Ferrari por ai. (Claro que existem pessoas que além de terem tudo isso possuem sensibilidades incríveis e são mais fantásticas ainda).

Os caminhos podem ser variados, mas o objetivo é estar em paz consigo mesmo. Por mais complexo que isso signifique, ao meu limitado modo de ver a vida, deve ser a maior luta de nossa existência.

Nossa caixa de pandora parece ser infinita, nossos monstrinhos internos são diversos e cada vez aparecem com intensidades e sabores (amargos) diferentes. O objetivo de luta é eliminar um a um. E por mais difícil que seja esse processo é ele que nos torna humanos.

Domar nossos pensamentos, ao contrário do que diz o dicionário, não é dominar ou subjugar nossos instintos, na verdade é justamente o oposto. Significa mostrar as nossas próprias ideias, que existimos além da teoria, possuímos sentimentos e experiências que ultrapassam as palavras e consecutivamente qualquer teoria, por mais fundamentada que ela seja. Nossas ideias são úteis, mas por vezes devemos deixar que a natureza imponha nossos caminhos.

A letra não tem muita relação, mas foi a trilha sonora durante a produção desse texto :0)



Um comentário:

Vidaacontece disse...

Concordo com você, quando diz que dominar pensamentos é, talvez, um dos maiores desafios do ser humano. Li uma entrevista, em que uma pscicóloga sem fronteira diz que temos um mundo dentro de nós, coisas boas e ruins...
Ai que entra a arte de dominar pensamentos e consecutivamente, nossas ações. Temos um mundo dentro de nós e um mundo com outros milhares. Temos mesmo que aprender a nos conhecermos melhor e externar o que temos de melhor para as pessoas...

Belo texto....